A irreverência, a alegria e a tradição tomaram conta de João Pessoa: as Virgens de Tambaú fizeram história mais uma vez! O tradicional bloco celebrou seus 38 anos com uma festa grandiosa, consolidando-se como um dos maiores e mais icônicos blocos carnavalescos do Brasil. Em 2024, a festa bateu seu recorde de público, ultrapassando a marca de 600 mil foliões, que tomaram as ruas da cidade para celebrar a liberdade e a diversão sem preconceitos.
Com um total de 15 atrações distribuídas em 10 trios elétricos, o evento contou com grandes nomes da música, como Léo Santana, Myra Maya, Gracinha Telles, Jairo Madruga, Dodô Pressão, Forró Pegado, Os Tralhas, Arhiana, Artuzinho Batedeira, Felipe Santo, Banda Abala – Arthur Queiroz, CH da Zo, Gelado Beat, Flávio Moreira e Banda Mega Axé.
“Organizar um dos maiores e melhores blocos de arrasto do Brasil é sempre um grande desafio, mas também uma missão que abraçamos com paixão e compromisso. As Virgens de Tambaú não são apenas um bloco, são um símbolo de alegria, irreverência e inclusão. Nosso objetivo é superar expectativas a cada ano, proporcionando uma experiência inesquecível para os foliões que fazem dessa festa um verdadeiro espetáculo nas ruas de João Pessoa”, destacou o presidente do bloco, Iago Carneiro.
Escolhido como Rainha do bloco em 2025, digital influencer Hytalo Santos celebrou a conquista e relembrou sua trajetória: “Em 2019, pedi a oportunidade de descer no trio, mas não consegui. Agora, por ironia do destino, fui chamado para ser a Rainha do bloco! É uma emoção indescritível viver esse momento e sentir o carinho de todos. Estou muito feliz pela recepção dos meus carregadinhos, que desceram no trio trazendo toda a alegria e energia que fazem das Virgens de Tambaú um espetáculo único no Carnaval!”.
O cantor Léo Santana, uma das principais atrações da festa, também celebrou sua participação no Carnaval de João Pessoa: “É a minha primeira vez no Carnaval da cidade, uma oportunidade incrível para mostrar nosso show para quem ainda não viu e matar a saudade de quem já acompanha nosso trabalho. Nos dedicamos muito para trazer o melhor ao público e, aqui, não será diferente.”
A história das Virgens de Tambaú
O bloco teve origem em um grupo de amigos que jogavam vôlei em João Pessoa. Por anos, eles viajavam para Olinda (PE) para brincar no bloco Virgens do Bairro Novo, mas, em determinado ano, decidiram desfilar pelas ruas da capital paraibana vestidos com roupas femininas. O que começou como uma brincadeira cresceu e se tornou uma das maiores manifestações carnavalescas do estado.
Ao longo dos anos, o bloco passou por diversos locais antes de se consolidar na grandiosidade atual. “Saímos do Bessa, de Manaíra, do Cabo Branco, da Beira Rio, até chegarmos à Avenida Epitácio Pessoa, desfilando dentro das Muriçocas do Miramar”, relembra Zeba Lyra, um dos fundadores do bloco.
Após o falecimento de Sérgio Carneiro, em 2022, e 38 anos de liderança à frente das Virgens de Tambaú, Zeba Lyra e Euclides Menezes continuam na diretoria, agora ao lado da nova equipe responsável pelo bloco, composta por Iago Carneiro, Nicolle Ruttnig, Leonardo Menezes e Ícaro Diniz, garantindo que a tradição continue forte e ainda mais grandiosa.
“Desde a sua criação, nosso bloco celebra a irreverência do Carnaval. João Pessoa abraçou essa festa, que hoje é um verdadeiro espetáculo de alegria, inclusão e resistência”, destaca Zeba Lyra.