
A versatilidade é uma das características mais marcantes do chá. As folhas podem ser preparadas sob a forma de infusão, a mais frequente, mas existem outros usos que conferem sabor e colorido inconfundíveis a todo tipo de receita. Um dos lugares onde o chá encontra mais aplicações é a cozinha, e não é necessário ser um chef para inventar pratos e sobremesas deliciosos. Basta usar a criatividade.
A Tea Shop, a mais especializada rede de chás premium do Brasil, convidou pessoas que adoram cozinhar, mas que não são profissionais da culinária, para colocar essa verdade à prova. O jornalista Nélson Nunes, de São Paulo, a advogada Ninanrose Carvalho, de Curitiba, e o casal de turismólogos Cris Queiroz e Guilherme Raini, de Florianópolis, receberam kits da linha Veggie e aceitaram o desafio: criar receitas com chá a partir da própria imaginação. Nélson preparou uma panqueca vegana de espinafre e uma panna cotta com caramelo, Ninanrose fez uma fraldinha com maionese e Cris e Guilherme optaram pelo risoto de abóbora.
Um dos destaques da Tea Shop é o Veggie Purity, uma infusão de cenoura, raiz de chicória, tomate, beterraba, espinafre, cúrcuma, açafrão, manjericão, abóbora, salsa, pepino e aroma natural. Este blend tem uma peculiaridade: depois de infusionado nada vai para o lixo. Todos os ingredientes podem ser aproveitados em receitas como sopas, por exemplo, ou saboreados de colher.
Confira as delícias que os convidados criaram:
Panqueca vegana de espinafre
Nélson Nunes, jornalista
Ingredientes para a massa:
2 xícaras de folhas de espinafre fresco
2 xícaras de leite integral
2 ovos
200 g de farinha de aveia
1 colher de sopa de azeite extravirgem
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
1 – Em um liquidificador, bata os ovos, o leite, o azeite e as folhas de espinafre.
2 – Em seguida tempere a gosto e adicione a farinha de aveia. Bata até ficar um creme liso e homogêneo.
3 – Deixe a mistura descansar em um bowl por pelo menos 20 minutos, antes de iniciar a cocção dos discos.
4 – Em uma frigideira média, antiaderente, pincele o fundo com manteiga ou azeite. Quando estiver quente, despeje uma concha da massa e espalhe bem pela frigideira.
5 – Deixe cozinhar de um lado até que apareçam bolhas na superfície da massa. Com a ajuda de uma espátula, vire para dourar do outro lado. Retire e reserve. Repita a operação para fazer novas panquecas (essa receita rende de 8 a 10 discos).
Recheio
Ingredientes:
1/2 cebola picada em brunoise
1/2 cenoura ralada
1 dente de alho picado
1 tomate picado sem pele e sem semente
3 cogumelos Paris picados em brunoise
2 colheres de sopa de azeite
150 g de ricota fresca
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
50 ml de infusão do Veggie Purity Tea (usado em substituição ao caldo de legumes)
Preparo:
1 – Em uma frigideira de cerâmica, regue duas colheres de azeite e refogue a cebola até ficar translúcida.
2 – Adicione o alho picado e o aceto balsâmico e deixe refogar por 2 minutos em fogo baixo.
3 – Adicione a infusão de Veggie Purity aos poucos e deixe na fervura em fogo baixo até reduzir todo o caldo (não coar a infusão, agregar os grãos e sementes do chá ao recheio).
4 – Em um bowl, faça uma pasta com a ricota, o tomate e a cenoura ralada. Regue com azeite ou leite para dar liga. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.
5 – Incorpore a pasta de ricota ao caldo reduzido. Misture e deixe esfriar.
6 – Com uma colher, transfira o recheio para o centro dos discos e enrole para dar forma de panqueca.








