Com o objetivo de identificar as causas de acidentes de trânsito com vítimas e propor soluções viárias para diminuir o número de ocorrência dessa natureza, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos da Prefeitura de Campina Grande (STTP) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciaram nesta terça-feira, 15, uma parceria para realizar atendimentos conjuntos em Campina Grande.
A parceria já é resultado do trabalho do Núcleo de Estudos de Acidentes de trânsito (NEAT), criado pela STTP. Pelos termos do acordo a STTP e SAMU estarão conectados, permanentemente, via rádio. Quando houver um acidente de trânsito “com vítima”, os operadores do SAMU informarão de imediato aos agentes de trânsito da STTP, que irão ao local, no menor tempo possível, para prestar apoio.
Desta forma, os agentes poderão colher, em tempo real, dados sobre acidentes para alimentar o setor de estatística do órgão. A partir daí serão levantadas as causas dos acidentes, nas vias da cidade, e propostas soluções viárias (sinalização, fiscalização e educação) para diminuir o número desse tipo de ocorrência.
Para Carlos Dunga Júnior, superintendente da STTP, a parceria com o SAMU, que conta com o apoio essencial do coordenador Ismael Kim, será fundamental para melhorar o atendimento aos acidentados e garantir mais dados aos estudos estatísticos da STTP.
“Através desta parceria, nossos agentes vão prestar apoio em todos os atendimentos de acidentes com vítima, garantindo segurança viária para os profissionais do SAMU e para os acidentados, já que farão a sinalização adequada do local. Além disso, eles irão colher os dados, através de um formulário criado pelo nosso setor de estatística, e com isso poderemos ter mais precisão nos nossos estudos sobre acidentes, possibilitando medidas mais efetivas para a redução dos mesmos”, explicou Dunga.
Objetivo do NEAT
O NEAT tem como meta coletar dados e analisar casos de acidentes. Essas informações irão integrar as estatísticas interinstitucionais, subsidiando o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio de planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.