A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta sexta-feira (22), a entrega de fardamento aos ambulantes que vão atuar durante as festividades de fim de ano e no período de verão 2024.
Foram distribuídos 200 kits contendo camisa em malha UV, chapéu com proteção de pescoço e protetor solar. Além de garantir a higiene e a segurança dos próprios ambulantes e dos consumidores, as vestimentas tem como objetivo promover a padronização e a profissionalização da atividade.
O fardamento é uma ferramenta importante para a organização da atividade, pois contribui para a melhoria das condições de trabalho, por meio da comunicação entre estes e os consumidores, e ainda facilita a identificação dos ambulantes por autoridades e público consumidor.
“Hoje é um dia muito especial para a gestão, pois pela primeira vez vamos realizar a entrega de fardamentos para os ambulantes que vão atuar em nossas praias no período de verão que se aproxima. Estamos entregando mais de 200 kits para que os ambulantes já cadastrados, que vão estar trabalhando do Jacaré até nossas praias, sejam corretamente identificados”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.
A novidade é que cada camisa trará a numeração de cadastro do ambulante junto a Setur, assim como o número de contato do órgão, para que a comunicação entre a clientela e a Prefeitura, em caso de alguma reclamação, possa ser feita.
“Os ambulantes que trabalham em nossos atrativos turísticos estão recebendo um kit completo de proteção e identificação, para que todos trabalhem padronizados e, assim , consigamos dar uma segurança para os nossos moradores e visitantes sabendo que aquele ambulante está cadastrado pela Prefeitura. Padronização, segurança e organização fazem parte dessa iniciativa”, comentou secretário de turismo, Haenell Farias.
A medida agradou os ambulantes, que descreveram o significado dos kits para a categoria.
“Os fardamentos representam organização para o setor. Trabalhar organizado e padronizado é excelente para a categoria dos ambulantes. Precisamos saber quem está trabalhando certinho, e não há como saber isso se não houver uma forma de identificação no caso ou na vestimenta das pessoas? Foi ótima essa iniciativa da prefeitura”, afirmou o ambulante Cristiano Donizete.
“Particularmente, considero que o fardamento faz com que a categoria se apresente bem melhor e mais bonita. Amei a ideia, pois traz organização, assim como a própria estrutura do local onde trabalhamos. O Parque do Jacaré está ficando lindo e merece uma coisa organizada”, disse Rosinete Augusto da Silva.