Nesta segunda-feira (21), o município de Conde participou ativamente da agenda “FNAS pelo Brasil – Assistência Social”, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa. A iniciativa promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), tem como objetivo qualificar e aproximar a gestão federal das realidades municipais e estaduais.
O evento reuniu gestores, técnicos, conselheiros e representantes de diversos municípios paraibanos para discutir aprimoramentos na gestão financeira e contábil do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que neste ano completa 20 anos de implementação no país.
Durante a abertura, o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, reforçou a importância da iniciativa como instrumento de integração entre os entes federados e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
“É fundamental no SUAS uma gestão financeira, contábil, moderna, simplificada, que seja efetiva e que faça o recurso chegar da maneira mais adequada possível, com qualidade nos programas e serviços que beneficiam quem mais precisa. Essa é uma iniciativa de formação e qualificação de trabalhadores e trabalhadoras, além do incentivo à realização de boas conferências municipais e estaduais, culminando na nossa conferência nacional”, destacou Quintão.
Presente no encontro, a secretária de Assistência Social do Conde, Scheilla Barbosa, destacou a importância da capacitação e da escuta ativa para o fortalecimento das políticas públicas no município.
“A participação do Conde nesse espaço é estratégica. O SUAS precisa de uma gestão comprometida, que entenda a responsabilidade social que temos com os mais vulneráveis. Momentos como esse são fundamentais para trocar experiências, alinhar diretrizes e buscar soluções conjuntas para os desafios do dia a dia da assistência social”, afirmou a gestora.
A agenda faz parte de uma série de encontros regionais que estão sendo realizados em todo o Brasil, com foco na qualificação técnica das equipes municipais e estaduais, valorizando a escuta ativa e a pactuação de ações para melhorar o acesso da população aos direitos socioassistenciais.