Julho é um mês com duas cores fortes na área da saúde: o Julho Verde, voltado para a conscientização sobre os cânceres de cabeça e pescoço, e o Julho Amarelo, que chama a atenção para as hepatites virais, doenças silenciosas que podem evoluir para quadros graves se não diagnosticadas a tempo. Na Paraíba, a Afya, referência em educação médica abraça essas duas causas e reforça a importância da informação, da prevenção e do cuidado com a saúde.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores de cabeça e pescoço representam cerca de 4% de todos os tipos de câncer no Brasil, com maior incidência entre homens acima dos 40 anos. Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo de álcool e a infecção pelo HPV. Sintomas como dor persistente na garganta, rouquidão, feridas que não cicatrizam e dificuldade para engolir devem ser investigados o quanto antes.
Já as hepatites virais, especialmente os tipos B e C, são infecções que atacam o fígado e podem permanecer assintomáticas por anos. Estima-se que cerca de 500 mil brasileiros convivam com hepatite C sem saber, segundo o Ministério da Saúde. O diagnóstico precoce, por meio de exames de sangue simples, é essencial para o tratamento eficaz e para a interrupção da cadeia de transmissão. “Julho é um mês de reflexão sobre doenças que muitas vezes passam despercebidas. Quando falamos em prevenção, falamos em salvar vidas. A Afya Paraíba, enquanto instituição formadora de futuros médicos, tem o compromisso de promover saúde com base em conhecimento, empatia e responsabilidade social”, afirma Sérgio Ricardo, diretor geral da Afya Paraíba.
Segundo ele, consultas médicas regulares e exames de rotina são aliados essenciais para o diagnóstico precoce. “O acompanhamento preventivo pode fazer toda a diferença no sucesso do tratamento”, reforça o diretor.
Com foco na educação médica de qualidade, a Afya Paraíba promove, ao longo do mês, ações internas e informativas com seus estudantes e corpo docente, ampliando a consciência sobre os temas e reforçando seu papel como agente transformador da saúde na região.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.