Salve a internet, que elimina as distâncias em pleno tempo de isolamento social. Se não fosse pela conexão, muitos trabalhos teriam ficado para trás neste marco histórico e triste provocado pela pandemia. Projetos pensados antes foram obrigados a serem remodelados dentro do possível. Assim também foi com a Cia Garopaba Atitude.
O ano de 2020 prometia ser incrível com a montagem do novo projeto “ECOS”, que marca também os 15 anos de produção da companhia. Porém, ninguém contava com o desfecho dos meses seguintes. O grupo de bailarinos já em campo com as investigações acerca das relações do ser humano com a natureza e a ancestralidade teve que paralisar por um tempo seu processo para adaptá-lo à nova realidade. A adaptação originou uma nova abordagem: “Conexão, Território e Resistência”.
“No momento em que nos vimos em meio à pandemia e isolados em nossas casas, o processo sofreu transformações e se tornou outro espetáculo. O elenco iniciou buscas individuais em seu território, em suas casas, cada integrante encontrou dentro de seu novo espaço uma ligação com um dos elementos da natureza e procurou estabelecer uma conexão com o mesmo. Fizemos encontros online onde cada um mostrava o que estava pesquisando e coletivamente fomos construindo esses rituais e processos”, explica Agna Muller da Cia Garopaba Atitude, uma companhia de Breaking em interface com a dança contemporânea.
Agora chegou o momento de partilhar o processo ao vivo com artistas de todo o Estado e País, que vão ajudar com suas impressões e sugestões para a finalização do espetáculo “Conexões”. Pois o projeto é, acima de tudo, colaborativo. São quatro cidades catarinenses envolvidas nesta etapa. Cada local conta com um articulador cultural distribuídos nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Pinhalzinho e Xanxerê. A ideia é atrair alunos, bailarinos e pessoas interessadas em dança. Os ensaios abertos ocorrem no final de junho e início de julho, no YouTube (Ver Calendário).
“Os quatro ensaios abertos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube. O público presente será convidado ao final do ensaio a entrar na sala de ZOOM (onde se encontra o elenco) e fazer a intervenção que quiser, seja uma crítica, seja uma sugestão em alguma parte específica do espetáculo. A ideia é abrir mesmo esse processo. Para isso contaremos com um articulador em cada ensaio e Bia Mattar auxiliará na mediação entre a Cia, articulador e o público”, complementa a proposta Agna.
O espetáculo “Conexões” tem estreia no dia 17 de julho de 2021 no canal da companhia no YouTube. O Projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura.
SERVIÇO
Ensaios Abertos Projeto “Conexão, Território e Resistência”
26/06 – Conexão – 9h – Blumenau (mesorregião Vale do Itajaí)
03/07 – Conexão – 9h – Jaraguá (mesorregião Norte)
03/07 – Conexão – 18h30 – Pinhalzinho (Mesorregião Oeste)
10/07 – Conexão – 15h30 – Xanxerê (Mesorregião Oeste)
Canal do YouTube: Cia Garopaba Atitude
Apresentações do Espetáculo Conexão
17/07 – Espetáculo Conexão – ao vivo pelo Youtube – canal Cia Garopaba Atitude – às 19h
25/07 – Espetáculo Conexão – ao vivo pelo Youtube – canal Cia Garopaba Atitude – às 18h









